"O que!? Tirar o tênis!?"



No livro de Êxodo, capítulo 3 e versículo 5, Moisés ouve uma vóz do meio de uma sarça (Arbusto) que se queimava e não se consumia. Era a vóz de Deus que bradava (Não simplesmente "dizia"): "Não venha aqui assim, como você está. Tira essas suas sandálias dos pés pois este lugar é santo".
Deus disse a Moisés que aquele lugar era santo, não porque era um lugar específico, ou porque era um lugar nobre ou coisa parecida. O que fazia com que aquele lugar fosse chamado por Deus de "Santo" era a sua própria presença manifesta.
Sabemos que Deus é onipresente, ou seja, ele está o tempo todo em TODO lugar.
Porém, sua presença se manifesta onde ELE quer e da forma que ELE quer.
Moisés, naquele momento, estava tendo o seu primeiro contato com a glória de Deus (Primeiro de muitos) e Deus ali o ensinava sobre pureza e santidade para poder ver sua glória.
Muitas pessoas dentro das igrejas tem o desejo de ver a glória de Deus. Muitos até vão a igreja para assistir alguma "demonstração de poder". Mas poucos entendem o que Deus, nesse texto de Êxodo, tenta explicar para Moisés.
Qual seria sua reação se Deus falasse pra você, no meio de um culto... e não simplesmente falasse, mas gritasse (Bradar é o termo usado no texto): "Ei... esse lugar é Santo... tira o tênis do seu pé" ???
Nossos pés estão em contato direto com o chão... recebe toda poeira e sujeira de nossas "caminhadas"... tirar as sandálias representa se limpar, retirar aquilo que é impuro, sujo. Mas nós sabemos que, mesmo com aquele ato, Moisés continuava sujo de seus pecados. Nós mesmos nunca seremos capazes de nos limparmos de nossas impurezas.
No evangelho de João, capítulo 13... Jesus pega uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos... no final desse momento, Jesus explica sobre o coração de servo e que deveriam agir como ele, porém, no versículo 8 vemos um outro sentido também que Jesus coloca claramente quando Pedro diz que não deixaria Jesus lavar seus pés. "Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo". Vemos claramente Jesus revelando aquilo que seria consumado com sua morte: A purificação dos pecados.
Somente Ele pode nos limpar, nos deixar aptos para podermos contemplar a glória de Deus, a presença manifesta dEle... porém, como em tudo, temos escolha... e nos resta o querer ser limpo. Assim como Moisés decidiu tirar suas sandálias e como Pedro, depois de ouvir isso de Jesus, ainda pediu que lavasse suas mãos e sua cabeça... nós também temos a mesma escolha.
Deus não vai se manifestar em nós no meio do pecado... e nós não conseguimos, por nós mesmos, sermos limpos... precisamos escolher o arrependimento e a transformação que existe em Jesus para Ele poder agir em nós.
Se não temos visto a glória de Deus em nós, é porque não temos "tirado o tênis"... não temos nos importado de estarmos impuros enquanto Deus quer fazer maravilhas no nosso meio.
Pedro, mesmo que impulsivo e explosivo, respondeu a Jesus com um sentimento no coração tão sincero, que é a mesma reação que tenho diante disso: "Então não lave só meus pés, mas tudo... meu corpo todo"... não porque quero ser mais "limpo" do que os outros, mas porque me sinto o mais sujo e porque não posso ficar sem ver a glória do Meu Deus em mim!

Diego Stein

0 comentários: